Modelagem de inovação no planejamento e gestão de bacias hidrográficas de Santa Catarina

DESAFIO

Os principais desafios do projeto foram a compilação, compatibilização e análise de grande quantidade de dados relacionados aos recursos hídricos de Santa Catarina, disponibilizados por diferentes fontes oficiais em diferentes formatos. Adicionalmente trouxe como desafio a proposição de novos conceitos e desenvolvimento de novos modelos para o planejamento e gestão dos recursos hídricos de Santa Catarina.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do projeto foi pautado na aquisição e processamento de dados referentes aos recursos hídricos de Santa Catarina. Além disso, contou com viagens nacionais e internacionais de membros da equipe e participação em eventos, como o Fórum Mundial da Água, para conhecer diferentes iniciativas relacionadas a gestão dos recursos hídricos. Os resultados das etapas do projeto foram validados por meio de apresentações que ocorreram em todas as bacias hidrográficas do Estado e reuniões no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

RESULTADO

Os principais resultados do projeto foram o Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina e o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Camboriú e Contíguas. O projeto também teve como resultado a proposição de um modelo inovador para o planejamento e gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina, sendo desenvolvidas ferramentas para a análise da capacidade suporte dinâmica em bacias hidrográficas e apontadas tendências tecnológicas para o monitoramento inteligente dos recursos hídricos.

OUTROS CASES

Plano Modelo para Viabilidade de PSA

DESAFIO Os programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) têm adquirido cada vez mais importância como um mecanismo de incentivo para conservação da biodiversidade e