Rastreabilidade, Monitoramento e Inteligência Ambiental

Rastreabilidade

A rastreabilidade pode ser compreendida como um processo que tem por objetivo identificar a origem e movimentação de bens e produtos em diferentes cadeias produtivas. No contexto da Economia Verde, a rastreabilidade vem sendo cada vez mais empregada visando garantir a origem e consumo sustentável de produtos e serviços, a exemplo do que é aplicado na Iniciativa Araucária+.

Sistemas de monitoramento inteligente voltados para tomada de decisão

Sistema com análise integrada de dados que tem por objetivo promover a usabilidade de informações para análises estratégicas de tomadores de decisão referente à performance e impactos de atividades antrópicas (seja de uma indústria/empresa em específica ou do conjunto de atividades econômicas em uma região) em um dado território sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.

Monitoramento ambiental por sensoriamento remoto

Processamento de dados e imagens adquiridas por sensores a bordo de satélites e outros tipos de plataformas, transformando-os em informações e indicadores úteis para monitoramento de alvos na superfície terrestre ou processos de interesse ao longo do tempo. São exemplos de utilização o monitoramento por sensoriamento remoto da qualidade da água de reservatórios e da vegetação em Linhas de Transmissão.

Inteligência Ambiental

Integração de geoprocessamento, métricas de paisagem e Inteligência Artificial para o desenvolvimento de soluções de monitoramento e previsão, visando subsidiar com informações de qualidade tomadores de decisão na gestão de extensas áreas da organização, a exemplo de reservatórios, plantações, linha de transmissão, dentre outros.